um semestre

No dia 05/05/2009 completei exatos 06 meses na carreira do Ministério Público. Foi um semestre de trabalho árduo, um semestre de atendimentos ao público, um semestre de ações ajuizadas, um semestre de estudos, um semestre de dúvidas, um semestre muito produtivo, afinal.

Contudo, o que mais me chama a atenção é a carência da população paranaense e brasileira por serviços públicos, desde a feitura de uma carteira de identidade até a necessidade de um medicamento de alto custo para a cura de uma doença grave. As necessidades são inúmeras.

O Estado existe e foi criado para isso, atender à população em todas as suas esferas e, se possível, buscando atender a todas as demandas (ou ao maior número delas). Esse é o conceito de Estado que mais me motiva a laborar todos os dias.

Nesse contexto, o Ministério Público tem um papel de extremo relevo, pois deve tentar fazer o elo, o contato, entre a população mais carente e os serviços estatais. Ainda, os Promotores precisam combater com afinco aqueles que somente querem “assaltar” os cofres, como muitos politiqueiros de plantão.

Destarte, a maior lição que pude extrair desses 06 meses foi justamente o maior conhecimento da realidade dura da vida das pessoas que nos procuram. Essas pessoas, mesmo sem ter essa noção, ajudam, assim como todos que pagam impostos, a pagar o subsídio dos membros do Parquet e  merecem, portanto, sempre um atendimento digno e célere.

Colegas Promotores, uma visão social se revela primordial para o restante dos semestres de nossas carreiras. 

Uma resposta

  1. Excelente blog.

    O caminho é a busca constante dum MP social, que busque resultados efetivos em prol da sociedade…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: